No dia 15 de abril é comemorado o Dia Nacional da Conservação do Solo. O solo é a parte mais superficial da terra ou crosta terrestre, onde nós vivemos, é composto de minerais e matéria orgânica.
Ele se originou da decomposição de rochas (minerais), que por meio da ação do clima e da natureza, foi se transformando, e com isso hoje existem vários tipos de solos, com cores, formatos e características.
Hoje o solo significa sobrevivência. Dá para imaginar como viveríamos sem ele? Precisamos do solo para viver, andar, construir, plantar, alimentar… para tudo. O solo é vida!
E quando não conservamos e preservamos o solo, estamos degradando-o, destruindo-o mesmo sem perceber. Exemplos disso é quando existe uma ocupação desordenada pelo homem; vazamento de produtos químicos ou contaminados, como óleos e chorume; retirada da vegetação para pastagens ou agricultura, o descarte incorreto de resíduos diretamente no solo, etc.
Todas essas causas geram uma série de consequências como erosão, contaminação do solo e do lençol freático, dos rios, etc.
Então, vamos colaborar? Contribuir com a preservação do solo e do meio ambiente com atitudes eficazes e simples?
VEJA:
- Separar e reciclar nosso lixo;
- Não jogar lixo no solo, nos córregos e rios;
- Tomar cuidado com os vazamentos de óleo, fazendo inspeção e manutenção regular dos veículos;
- Não deixar que líquidos perigosos caiam no solo e cheguem aos rios, como o chorume que é resultado da decomposição do lixo, uma substância considerada perigosa devido a sua composição.
Faça sua parte, preserve o meio ambiente, o solo, os rios. Todos ganham!