Maio Amarelo

O movimento Maio Amarelo nasce com a proposta de chamar a atenção da sociedade quanto ao índice de mortes e feridos no trânsito do mundo todo. Tem o intuito de despertar os valores de respeito e responsabilidade que estão adormecidos na sociedade

Em sua 8ª edição, o Maio Amarelo quer trazer mais consciência e harmonia para o trânsito no Brasil e no mundo, fazendo com que motoristas e pedestres se coloquem no lugar do outro e pratiquem os preceitos de uma sociedade educada e empática.

Esta é uma ação internacional de conscientização da população para redução dos acidentes de trânsito. Seu símbolo é um laço amarelo, um sinal conhecido no mundo inteiro para gerar engajamento. O laço, em si, representa inúmeros movimentos. O amarelo simboliza atenção e a sinalização de advertência no trânsito, servindo de alerta para sociedade sobre um tema que precisa de toda atenção.

Respeito e responsabilidade devem ser práticas no trânsito

Mas como então passar a fazer diferente para alcançar esse objetivo? É preciso ter consciência de que não são com as mesmas ações que iremos mudar o atual quadro de acidentalidade do trânsito no nosso país. Ou seja: fomos chamados para um novo recomeço!

Para isso, para alcançarmos os objetivos propostos pelo Maio Amarelo, é necessário muita RESPONSABILIDADE. A paz no trânsito só será possível se tivermos respeito e responsabilidade associados.

Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), a empatia é o carro chefe da convivência. “Não faça para o outro o que você não quer que alguém faça a você! Ser empático torna toda e qualquer relação mais saudável. Ser empático requer um exercício diário (no início), depois é impossível não pensar em cada atitude antes de falar ou fazer algo”.

-